quarta-feira, 24 de abril de 2013

Semana Nacional do Livro Infantil desenvolvida pelo Centro de Multimeios do Colégio Estadual Gov. Flávio Marcílio

Nos dias 17,18 e 19 de abril de 2013 aconteceram as atividades relacionadas a Semana do Livro Infantil no colégio Estadual Gov. Flávio Marcílio, diversas turmas selecionadas (como critério estipulado em consenso com os professores de língua portuguesa, cuja atividade deveria ser desenvolvida nos respectivos horários das aulas dos mesmos) foram convidadas a se deslocarem para o auditório e  participarem desse momento especial de conhecimento e prazer.  

Como reflexão inicial, foi exposta para os discentes presentes a relevante lembrança do Dia Nacional do Livro Infantil especialmente na figura do escritor Monteiro Lobato como precursor da literatura infantil no Brasil e reconhecimento da sua importância pela contribuição que ainda tem na formação das crianças, salientando que  o reflexo desse "despertar" literário cedo serão determinantes para os jovens leitores que estes serão no futuro, esclarecendo que o momento presente teria como objetivo principal resgatar a cultura, difundir o acervo literário infantil da biblioteca e estimular a leitura dos nossos adolescentes nas mais variadas formas de  literatura. Instigamos também a lembrança dos nossos escritores contemporâneos direcionados a literatura infantil como Ziraldo, Maurício de Sousa, Ruth Rocha entre outros do cenário atual.

Após explanação e reflexão introdutória foi exibido um documentário sobre a vida e a obra de Monteiro Lobato, acervo este de valioso teor informativo, biográfico e peculiar a vida do escritor, interpretando-o em suas mais variadas facetas, ministradas em todos os setores sociais, econômicos e culturais de sua carreira, além de entrevistas e comentários sobre sua participação efetiva e atuante nas transformações do séc. XIX. Em seguida, foi repassado um episódio do Sítio do Picapau Amarelo, onde os alunos puderam desfrutar de um momento descontraído e nostálgico dsuas infâncias. 

Ao término, agradecemos a  presença e participação de todos os presentes e os convidamos a conhecer o acervo literário infantil da biblioteca da escola. Como considerações finais, podemos destacar o envolvimento, emoção e nostalgia de boa parte dos alunos, revelados nas palmas e na reprodução das canções apresentadas.

 







Nenhum comentário: