quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Exposição do Dia Nacional da Consciência Negra - 20 de novembro

O dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, foi instituído oficialmente pelo governo federal em 1995, no contexto das comemorações do tricentenário da morte de Zumbi dos Palmares. A data refere-se à morte de um dos principais líderes negros que resistiu à escravidão, Zumbi dos Palmares, ocorrida ao que se sabe, por volta de 1665. Zumbi liderou um grupo de escravos fugidos do cativeiro que deram origem a mais conhecida das comunidades a se levantar contra a escravidão, o quilombo de Palmares. Apesar de enfrentar durante séculos o silêncio sistemático imposto por aqueles que buscam esvaziar as lutas dos africanos cativos e seus descendentes, a memória de Zumbi dos Palmares permaneceu viva e cultivada por gerações que se recusaram a calar diante do racismo e da discriminação travestido de “democracia racial”.

O Dia da Consciência Negra busca promover ações de valorização da população afro-descendente brasileira, mantendo luz sobre nosso passado escravista e criando formas de construir ações de combate ao seu legado funesto. É preciso lembrar ainda que parte significativa das incorporações das demandas da população afro-descendente decorre das suas próprias lutas ao longo da história, da busca do reconhecimento na sociedade brasileira. Sua trajetória tem sido marcada pela luta contra exclusão.

O Dia da Consciência Negra, portanto, deve ser visto não como mero contraponto a uma história marcada por uma interpretação cujo principal personagem é um Estado benevolente, que com um simples gesto despojado colocou fim ao cativeiro no Brasil, mas como momento para refletir sobre a situação marginal de grande parte da população brasileira. Portanto, é igualmente um momento para potencializar as estratégias de ações que permitam à população afro-descendente e, por extensão, ao conjunto da população brasileira marginalizada, reafirmar sua presença, sua cidadania. Assim, a vida de Zumbi e a comunidade do quilombo de Palmares apresentam-se como instigantes paradigmas na luta pelos direitos democráticos.

OLIVEIRA, Marco Antonio (texto adaptado) in Dicionário de datas da história do Brasil / Circe Bittencourt (organizadora). - São Paulo: Contexto, 2007.

Confira algumas fotos da exposição realizada no Colégio Estadual Gov. Flávio Marcílio:












Realização do Projeto "Chega de Saudade"

Aconteceu e foi sucesso! A semana dedicada ao Centenário do Poetinha Vinícius de Moraes no Colégio Estadual Governador Flávio Marcílio.

Confira algumas fotos dos alunos participando da amostra:









terça-feira, 5 de novembro de 2013

VESTIBULAR SOLIDÁRIO- UNP

Neste dia 03 de novembro de 2013, domingo, 95 alunos do Colégio Estadual Gov. Flávio Marcílio foram à Mossoró participar do vestibular Solidário da Universidade Potiguar. Os candidatos participantes do referido vestibular estão concorrendo a bolsas de estudo, havendo inclusive bolsas integrais e bolsas parciais de 70% e 80%, destinadas aos candidatos mais bem classificados no concurso, bem como bolsas parciais de outros percentuais.